Postagens Recentes

terça-feira, 11 de outubro de 2011

FAPESPA divulga lista de aprovados para Master em Design na Itália

Cinco designers do Estado do Pará foram selecionados para o curso de especialização em Master Design,  e juntamente ao grupo do Amazonas, passarão seis meses na Itália para capacitação no segmento madeira e móveis. 

FOTO: Divulgação/Fapespa
A Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA divulgou a lista dos designers aprovados para o Curso de Especialização em Master Design, no Centro Tecnológico do Setor de Móveis da Região de Marche (Cosmob), na Itália. São eles: Luciana Guimarães Barbosa, Mayumi Kamizono Mac-culloch, Simone Rodrigues de Sousa, Clarisse Fonseca Chagas e Adriene Cristine Nunes Chaves.

Os primeiros seis meses do programa terão caráter prático-teórico. As aulas acontecerão nos laboratórios do Cosmob. Os três meses restantes serão destinados a estágios realizados em micro e pequenas empresas do Pará, indicadas pelo Sebrae.

A concessão será apoiada com recursos oriundos da parceria entre a Fapespa e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/Pa), que vai aportar cerca de 175 mil reais em recursos. A capacitação de bachareis selecionados, residentes no estado, terá a duração de nove meses e será efetivada através de curso em nível de especialização. "Buscar novas tecnologias e conhecimentos está entre as prioridades da Fapespa e da Agenda Mínima do governo Simão Jatene”, pontuou o presidente da Fundação, Mário Ribeiro.

Amazonas e Pará investem em capacitação em design

O Amazonas também está investindo na alta capacitação em design. Através do Programa RH-Design,  promovido pela FAPEAM e SEBRAE/AM,  cinco designers amazonenses foram selecionados e seguirão para o mesmo curso, em Pesaro/Itália. 

Segundo a diretora da FAPEAM, Olívia Simão, o programa atende à recomendação do governador Omar Aziz em aumentar a capacidade de formação profissional direcionada ao setor empresarial. “Criar condições de especialização aos profissionais da região significa importar para o Estado novas tecnologias e ampliar as condições de competitividade das micro e pequenas empresas que se consolidam no Amazonas. (...) O Estado tem um grande potencial de recursos naturais e uma ampla diversidade de madeiras que podem ser exploradas no âmbito da movelaria. Associadas às novas técnicas, a matéria prima se transforma em um produto com o design arrojado e atraente ao mercado nacional”, frisa a diretora

Segundo Mário Ribeiro, a Fapespa pretende fortalecer ainda mais a parceria com o Sebrae e com as empresas paraenses. "Sem tecnologias novas e com foco regional, o Pará fica estacionado e perde a corrida na captação de recursos para o fortalecimento do setor produtivo. Dessa forma, induzindo a capacitação de recursos humanos em design na produção de móveis, procuramos constituir massa crítica regional qualificada, com condições favoráveis para maior competitividade para o mercado paraense", argumenta.

A previsão é de que, ainda este ano, as delegações sigam para a Itália e iniciem o curso. 
_
Com informações da FAPESPA e FAPEAM. 
Nathaly Rabelo.

Para acompanhar o andamento do  Programa, acesse nosso ESPECIAL RH-DESIGN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to make a gif